Saltar a navegação

Wiki

  • Youth wiki – o que é?

  • A Youth Wiki será uma plataforma online com informação disponível sobre as políticas nacionais de juventude dos Estados Membros da UE. Esta ferramenta pretende contribuir para um dos objetivos do Quadro Renovado de Cooperação Europeia no domínio da Juventude, que passa pela promoção de um melhor conhecimento sobre políticas nacionais de apoio à situação dos jovens. Com base na abordagem wiki, a Youth Wiki irá contribuir para uma melhoria do acesso à informação que deverá ser disponibilizada de forma objetiva, clara, coerente e atualizada, à semelhança do que já acontece no sector da educação com a Eurodyce (a enciclopédia europeia sobre sistemas nacionais de educação). É um projeto financiado pelo Programa Erasmus +.

  • Para quando?

  • Prevê-se que para o finais de 2017 esteja online uma extensa base de dados sobre as medidas dirigidas aos jovens, bem como as estruturas nacionais que os apoiam.

  • A quem se dirige?

  • O público alvo da Youthwiki serão decisores políticos nacionais e europeus, investigadores e académicos, jornalistas, organizações de juventude e que trabalham para os jovens e media em geral. A organização da informação uniformizada permitirá um fácil acesso a dados e a comparação entre países.

  • O papel da Agência Nacional Erasmus + JA na Youth Wiki

  • Tal com a Eurodyce, há uma rede de correspondentes nacionais responsáveis pela recolha e atualização da informação nacional na plataforma europeia. Em Portugal, a Agência Nacional do Programa Erasmus + JA é a correspondente nacional para a Youth Wiki, em estreita colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, e em articulação com a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto. Para tal, foram envolvidos investigadores sociais do Observatório Permanente da Juventude, bem como outros stakeholders da área da Juventude (CNJ, FNAJ).

  • Estrutura da Youth Wiki

  • A estrutura da Youth Wiki está organizada em 10 capítulos principais:

    - Visão geral sobre a política de juventude a nível nacional e as principais organizações envolvidas (governança).

    - 8 capítulos seguintes irão corresponder aos 8 campos de ação identificados no Quadro Renovado de Cooperação no domínio da Juventude 2010-2018 (Estratégia da EU para a Juventude) e consistirá na descrição das políticas iniciativas desenvolvidas nos Estados Membros. Os temas dos capítulos serão: Voluntariado, Participação, Inclusão Social, Saúde e Bem Estar, Educação e Formação, Juventude e o Mundo, Cultura e Criatividade.

    - O décimo capítulo apresentará informação geral e análise comparativa sobre e juventude na Europa.