Saltar a navegação

Eventos & Formação

Em Portugal, na Europa ou em outros países do mundo.

Corpo Europeu de Solidariedade


O que é?

O Corpo Europeu de Solidariedade é a nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens, dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa.

Aos 17 anos já te podes inscrever no Corpo Europeu de Solidariedade, mas só podes participar num projeto depois de fazeres 18 anos. A participação nos projetos do Corpo Europeu de Solidariedade está aberta aos jovens até aos 30 anos de idade.

Depois de se inscreverem, os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade podem ser selecionados e convidados a integrar uma vasta gama de projetos relacionados, por exemplo, com a prevenção das catástrofes naturais ou a reconstrução na sequência de catástrofes deste tipo, a assistência em centros de requerentes de asilo ou a resposta a outras questões sociais a nível da comunidade.

Os projetos apoiados pelo Corpo Europeu de Solidariedade podem durar entre dois e doze meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia.

Em Portugal, quem te pode ajudar relativamente ao Corpo Europeu de Solidariedade?

Em Portugal é a Agência Erasmus+ Juventude em Ação a responsável pela informação e apoio na divulgação e acesso ao Corpo Europeu de Solidariedade.

Podes entrar em contacto connosco para o e-mail erasmusmais@juventude.pt ou visitar-nos nas nossas instalações em Braga (Rua de Santa Margarida, n.º 6) ou em Lisboa no edifício do Centro de Juventude de Lisboa (Rua de Moscavide – Parque das Nações).

Podes ainda ligar para o 253 204 260 onde poderás falar diretamente com os técnicos da Agência Nacional.


Quais as principais vantagens de participar no Corpo Europeu de Solidariedade

Participar num projeto do Corpo Europeu de Solidariedade é uma experiência interessante para qualquer jovem. Independentemente de te quereres candidatar ao ensino superior ou encontrar um emprego, esta experiência ser-te-á muito útil. O Corpo Europeu de Solidariedade pode constituir uma oportunidade para exerceres uma atividade interessante, que poderá revelar-se um trampolim para o mundo do trabalho.

Depois de participares num projeto, tens direito a receber um certificado de participação, que poderás utilizar quando te candidatares a um emprego ou a um curso.

Graças ao Corpo Europeu de Solidariedade, também beneficiarás de uma série de outras vantagens, em função do tipo de projeto em que participares, nomeadamente de se se tratar de um projeto de voluntariado ou de um projeto profissional.

Se decidires ser voluntário, não receberás um salário, mas, em contrapartida, terás direito às viagens, a alojamento e a ajudas de custo, bem como a um seguro médico durante o período da atividade. Receberás formação adequada antes de começares e depois de chegares ao local onde se desenrolará a atividade.

Os participantes que fazem um estágio ou um programa de aprendizagem receberão ajudas de custo e, em alguns países, um contrato de trabalho celebrado em conformidade com a legislação do país de acolhimento.

Os participantes que forem recrutados para um emprego receberão um contrato de trabalho e um salário, em conformidade com a legislação, a regulamentação e as convenções coletivas em vigor no país para onde vão trabalhar.

O que é que me podem pedir para fazer num projeto do Corpo Europeu de Solidariedade?

Os projetos do Corpo Europeu de Solidariedade podem dizer respeito a uma grande variedade de temas, mas todos devem estar em consonância com a missão e princípios do Corpo Europeu de Solidariedade.

Podes saber mais e inscrever-te no Corpo Europeu de Solidariedade através do Portal Europeu da Juventude.