Saltar a navegação

TCA’S

As Actividades de Cooperação Transnacional (TCA’s) representam um instrumento de apoio ao Programa Erasmus + Juventude em Ação e às Ações do mesmo, no cumprimento da sua estratégia, dos seus objetivos e prioridades.

Objetivos

  • O objetivo do TCA é trazer valor acrescentado e maior qualidade na execução global do programa e, assim, contribuir para aumentar o impacto do programa a nível sistémico.
  • O TCA é um dos instrumentos mais importantes para apoiar o desenvolvimento e implementação dos projetos realizados no quadro da ETS.
  • A Estratégia Europeia para a Formação no Domínio da juventude (ETS) apoia o desenvolvimento da qualidade do trabalho com jovens, através da capacitação, representando uma contribuição valiosa e sustentável neste sentido.
  • O TCA apoia a capacitação de jovens, youthworkers e outro público-alvo, no sentido do aumento da qualidade dos projetos e atividades e por conseguinte da qualidade de execução do Programa Erasmus + Juventude em Ação.

Visão

O TCA visa apoiar a implementação de elevada qualidade do Erasmus + , mobilizar as organizações e participantes aos quais o Programa se destina. Visa a promover o suporte estratégico parta o desenvolvimento do trabalho nos domínios da educação, formação e juventude, em linha com os objetivos específicos do Erasmus +. E apoia estrategicamente a cooperação entre organizações ativas no domínio da educação, formação e juventude.

Atividades de Cooperação Transnacional

  • Em cada Plano de trabalho TCA, a Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus + Juventude em Ação organiza e acolhe atividades nas quais seleciona os participantes, suportando os custos e o envio para outras atividades TCA promovidas por Agências Nacionais Erasmus + Juventude e Centros de Recurso Salto noutros países.
  • As atividades TCA são organizadas em linha com as orientações da Comissão Europeia e Autoridades Nacionais, e em cooperação com as outras Agências Nacionais, Centros de Recursos SALTO, parceiros nacionais e locais, entre outros shakeholders.
  • Formação, suporte e seminários de contacto de potenciais beneficiários do Programa;
    Atividades temáticas ligadas aos objetivos, grupos-alvo prioritários e temas do Programa;
    Atividades de análise dos resultados do Programa.
  • Podem consultar as chamadas em Salto.
    Deves ter em atenção se as atividades se enquadram no TCA, através da verificação da entidade organizadora.
    Para verificares se a tua Agência Nacional vai suportar o envio de participantes para as atividades do Calendário Europeu, quais as condições aplicáveis ou para qualquer questão TCA, envia e-mail para: erasmusmais@juventude.pt ou carla.marques@juventude.pt.