Saltar a navegação

Notícias

2018: Ano Europeu do Património Cultural

A Comissão Europeia nomeou 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural. Trata-se de uma oportunidade para realizar iniciativas que dão uma maior visibilidade e reconhecimento tanto da cultura como do património. A nível europeu, nacional, regional e até local, vão ser várias as organizações e entidades, públicas e privadas, e também os cidadãos envolvidos nestas dinâmicas.

Enquadrando os grandes objetivos da promoção da diversidade e diálogo interculturais e da coesão social, o Ano Europeu chama também a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da UE. 

Além disso, entre os objetivos principais da iniciativa encontram-se, por exemplo, uma abordagem mais inclusiva e transetorial focadas nos cidadãos; a promoção do património como fonte de inspiração para a criação contemporânea e a inovação; um maior incitivo para que haja sinergias entre a UE e os Estados Membros, incluindo o reforço na prevenção do tráfico ilícito de bens culturais.

Para Guilherme d’Oliveira Martins, Coordenador Nacional da iniciativa, "a decisão da União Europeia de considerar o ano de 2018 como consagrado ao Património Cultural constitui um marco emblemático no momento em que há tantas incertezas e ameaças para um projeto europeu de paz, de hospitalidade, de entreajuda, de desenvolvimento sustentável e de defesa da diversidade cultural."