Saltar a navegação

Notícias

Como é que o Digital pode influenciar o trabalho na área da juventude?

Recorrendo à educação não formal como metodologia privilegiada de aprendizagem nas atividades que realizamos e promovemos, apercebemo-nos diariamente que, tal como foi também transmitido pela Comissão Europeia, o mundo digital tem um papel cada vez mais importante para a cidadania.

O trabalho na área da juventude deve, portanto, não só promover esta ferramenta de comunicação, como também utilizá-la de forma a encorajar e motivar os jovens para a participação cívica. Os trabalhadores na área da juventude devem estar dispostos a experimentar novas técnicas e aprender tanto com os sucessos como os erros, sendo mesmo incentivados a fazê-lo.

Desta forma, a Comissão Europeia apresentou uma publicação com os principais alcançados no grupo de trabalho que explorou o tema "Riscos, oportunidades e implicações do digital para a juventude, trabalho e políticas de juventude". Este trabalho foi realizado no âmbito do Plano de Trabalhos da União Europeia 2016-2018.

No documento podem ser consultados tópicos como a definição de "digital youth work" ou recomendações para o desenvolvimento do trabalho digital na área da juventude. Além disso, são ainda dadas a conhecer práticas inovadoras na área digital relacionadas com a juventude bem como com os trabalhadores dessa área.

Estes resultados interessam especialmente aos trabalhadores na área da juventude, bem como organizações, formadores ou decisores políticos e investigadores na área.