Saltar a navegação

Notícias

Em Estrasburgo celebram-se os 30 anos Erasmus

A Europa continua a celebrar os 30 Erasmus até Erasmus+. Desta vez, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França.

Durante esta terça-feira, jovens, beneficiários e representantes das Agências Nacionais Erasmus+ vão acompanhar os membros do Parlamento e da Comissão Europeia nas comemorações de 30 anos de sucesso que levaram até ao Erasmus+ e, ao mesmo tempo, na construção de planos para um futuro após 2020.

A Comissão Europeia aproveita este momento para lançar uma nova app que tem como objetivo tornar o programa mais inclusivo. Entre as várias funções, a app vai permitir acompanhar os progressos pessoais nas etapas administrativas antes, durante e após a estadia no estrangeiro. O dinamismo engloba também partilhas e votações em sugestões preferidas para ajudar outros jovens a integrarem-se na comunidade local. Além disso, ao fazerem o download da app vão estar também a melhorar as suas competências linguísticas com uma ligação direta à plataforma de apoio linguístico em linha do Erasmus +, que oferece cursos orientados em linha e aconselhamento.

Durante esta cerimónia em Estrasburgo também foram premiados aqueles que mais têm aproveitado o Erasmus. Assim, 33 representantes da geração Erasmus+ (um por cada país da União Europeia que está envolvido no programa) vão ser reconhecidos. A história, o impacto e os casos de sucesso do Erasmus+ vão também ser o foco do programa, numa exposição que vai poder ser exibida durante todo o dia.

O Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o Comissário para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics, estão a marcar presença nesta celebração dos 30 Anos Erasmus.

Entretanto, até ao fim do ano, são vários os eventos que marcam os 30 anos do programa que já mudou a vida a mais de 9 milhões de jovens europeus desde 1987.