Saltar a navegação

Notícias

Europe Goes Local: o que podem as câmaras fazer pelos jovens?

As políticas municipais estão em destaque no Europe Goes Local, onde a Agência Nacional Erasmus+ Juventunde em Ação (AN) está a marcar presença acompanhada dos representantes dos municípios de Braga, Cascais, Odemira, Portimão e Santa Maria da Feira.

Os trabalhos arrancaram esta quarta-feira em Liubliana, na Eslovénia, e decorrem até dia 2 de junho contando com mais de 150 participantes ligados às áreas de juventude e dos municípios.

Trata-se de uma oportunidade para apresentarem os melhores projetos que têm sido desenvolvidos pelas Câmaras Municipais de todo o país. É o caso do bracarense 100% Youth City que promete direcionar várias cidades europeia para os jovens; ou do Jovem Autarca, um projeto inspirador de Santa Maria da Feira e apoiado pela AN que potencia a participação jovem na vida política, dando-lhes a oportunidade de desempenhar o papel de porta-voz de outros jovens e, ao mesmo tempo, gerir um determinado orçamento para projetos idealizados.

Entre 2017 e 2019, no Europe Goes Local vão ser discutidos os principais desafios dos trabalhos dos municípios relacionados com os jovens. A perspetiva europeia serve como pano de fundo num projeto que inclui conferências e workshops que envolvem responsáveis de mais de 20 países.