Saltar a navegação

Notícias

Que horas s(er)ão?

Antes de tudo, importa dizer que são duas as opções possíveis: manter o horário de verão atualmente em vigor ou possibilitar o fim da a mudança de hora em todos os Estados-Membros. Caso se opte pela segunda hipótese, cada país pode decidir de forma permanente qual o horário escolhido: ou de verão ou de inverno. 

Para decidir qual o caminho a seguir, a Comissão Europeia lançou uma Consulta Pública para recolher as opiniões dos cidadãos europeus acerca da alteração do horário e eventuais alterações.

"Qual é a sua experiência geral com as mudanças da hora de inverno para a hora de verão no último domingo de março e da hora de verão de volta para a hora de inverno no último domingo de outubro?" é uma das perguntas de resposta aberta desta Consulta. Poupança de energia, saúde humana, atividades de lazer ao fim da tarde, segurança rodovária ou funcionamento do mercado interno. São estas algumas das respostas possíveis ao "porque razão (tomou esta decisão)?".

Esta avaliação surge depois de muitos pedidos de cidadãos, do Parlamento Europeu, e de alguns Estados-Membros da UE que solicitaram a investigação por parte da Comissão relativamento ao funcionamento das atuais disposições relativas à hora de verão na UE.

As respostas são aceites até dia 16 de Agosto.