Saltar a navegação

Notícias

WiFi4EU: wi-fi gratuito em toda a Europa

Cada vez mais as operadoras portuguesas optam por expandir os dados móveis associados aos tarifários dos telemóveis. Aplicações como o Facebook ou Instagram poderem ser utilizadas sem gastar internet são exemplo disso. Mas quando se fala em viajar para o estrangeiro, o cenário mantém-se? A Comissão Europeia está a trabalhar para que sim com a promoção de uma wi-fi gratuita para todos os cidadãos europeus nos sítios públicos espalhados por toda a Europa – é o WiFi4EU.

Depois de ter sido anunciada a ideia e os principais requisitos em setembro do ano passado, a Comissão Europeia, o Parlamento e o Conselho Europeu chegaram a acordo para avançar com o projeto.

Trata-se de uma iniciativa que pretende mudar a forma como todos utilizam a internet – não só os turistas mas também as próprias comunidades em que os dispositivos forem instalados. Espera-se que sejam entre 6000 a 8000 os locais beneficiados com 40 a 50 milhões de ligações por dia. Para isso, foram orçamentados 120 milhões de euros de forma a que, entre 2017 e 2019, se instalem os equipamentos wi-fi em locais tão distintos como parques, museus, praças ou edifícios públicos.

Podem candidatar-se ao WiFi4EU entidades públicas como câmaras municipais ou bibliotecas, que ficam responsáveis pela manutenção do equipamento que é financiado pela Comissão Europeia. Os projetos devem ser propostos para espaços em que ainda não existe wi-fi.

Esta iniciativa segue os passos de uma Europa mais unida depois de ter sido anunciado que, após 15 de junho, deixaria de existir roaming dentro das fronteiras europeias.