Saltar a navegação

Notícias

Dia da Europa

Celebramos a Europa todos os dias. Ainda assim, o 9 de maio, o Dia da Europa é sempre uma data especial e estivemos pelo país a festejá-la.

Começamos logo a 8 de maio, em Lisboa, na grande conferência da Representação da Comissão Europeia em Portugal, #Democracia4_0. Juntamo-nos ao debate de temas a Democracia Digital, a Democracia Participativa, a Desinformação e a Inteligência Artificial e aproveitamos a ocasião para dinamizar o nosso Jogo Gigante, dando a oportunidade aos jovens para "Viver a Europa" de uma forma diferente.

Já no Norte, em Braga, estivemos na Universidade Católica Portuguesa, onde participamos nas celebrações do Dia da Europa da instituição, mostrando as vantagens do Erasmus+ e desmistificando a ideia de que o programa se destina apenas aos que estão a estudar.

Ainda pelo Norte, agora em Lousada, participamos numa apresentação inserida relacionada com as Olimpíadas da Europa, organizadas pelo Município. Além de explicarmos o Erasmus+, realizamos dinâmicas com os jovens para que percebam melhor quais as oportunidades que estão ao alcance deles por toda a Europa.

Aproveitamos ainda este dia especial para visitar a Associação para a Promoção Cultural da Criança, uma das nossas organizações beneficiárias. Com a solidariedade como foco, desenvolve atividades socioculturais e educativas para jovens e crianças para que desenvolvam competências individuais e sociais.

Continuamos as visitas em Mafra, no Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, onde conseguimos observar os resultados do projeto Sports Ethics for Youth, um projeto de Parceria Estratégica de Apoio à Inovação.

No fim do dia, assistimos ao painel de debate sobre o contributo da Cultura para a identidade europeia. Juntou as mais diversas instituições europeias, contando com, por exemplo, o Comissário Europeu Carlos Moedas, o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, o Embaixador da Bulgária, Vassiliy Takev, e Guilherme d'Oliveira Martins, Coordenador Nacional do Ano Europeu do Património Cultural 2018.

O Dia da Europa terminou ao som do Hino da Europa, tocado por jovens da Orquestra Geração num concerto comemorativo que decorreu na sala D. Luis do Palácio Nacional da Ajuda.