Saltar a navegação

Notícias

Erasmus+ Juventude em Ação apresenta… Um Mundo de Oportunidades

A Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação apresentou esta terça-feira a nova Campanha Nacional de promoção do voluntariado internacional.

“Voluntariado Internacional: Um Mundo de oportunidades para ti!” será o mote para a iniciativa que vai chegar a mais de 100 escolas por todo o país, abrangendo mais de 30 mil jovens. O objetivo é que, através dos testemunhos dos voluntários que já participaram em projetos Erasmus+ Juventude em Ação, os jovens do ensino secundário passem a conhecer um novo “Mundo de oportunidades”.

Em cada evento, procuraremos afirmar os jovens que já realizaram Serviço Voluntário Europeu como verdadeiros Embaixadores do SVE, oferecendo a oportunidade de ex-voluntários internacionais partilharem experiências e expectativas, pontos de vista e ambições, numa abordagem de proximidade e inspiração pela experiência na primeira pessoa em que todos têm algo a ganhar: enquanto os alunos se inspiram para aquelas que podem ser aprendizagens futuras, os voluntários, ao partilhar as experiências passadas, também assimilam melhor tudo aquilo que aprenderam.

O lançamento deste Plano Nacional contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto João Paulo Rebelo e da Vereadora do Desporto, Juventude, Associativismo, Saúde e Bem-Estar da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo. O evento foi integrado nas celebrações do dia 5 de dezembro enquanto Dia Internacional do Voluntário, altura escolhida para o teste piloto, realizado com sucesso na Escola Profissional de Braga, onde seis voluntários partilharam as suas histórias com mais de 180 alunos.

Para o diretor da Agência Nacional, Luís Alves, “esta campanha é uma forma de dar a conhecer o voluntariado europeu a um maior número de jovens”. A ideia de serem os próprios voluntários a explicar como funciona o processo através da partilha das suas próprias experiências é para Luís Alves “a melhor forma de mostrar quão enriquecedor pode ser participar num projeto de voluntariado europeu”.

Este dia, proclamado em 1985 pelas Nações Unidos, é para a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, uma altura de celebração em que, mais uma vez, pretendemos sensibilizar os jovens de todo o país para a importância das experiências de voluntariado, especialmente as internacionais. Numa altura em que surge o Corpo Europeu de Solidariedade e o Serviço Voluntário Europeu se mantém em vigor, torna-se ainda mais importante informar os jovens das oportunidades que existem na área do voluntariado tanto dentro como fora do país.