Saltar a navegação

Notícias

Erasmus Talks: falamos do que importa

A Fórum Estudante, em colaboração com as duas Agências Nacionais Erasmus+, organizou esta segunda-feira um evento de partilha: as Erasmus Talks. Durante todo o dia, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, recebeu jovens e decisores políticos num momento que celebrou, mais uma vez, os 30 anos Erasmus+ e os seus sucessos até à data.

O diretor e o diretor-adjunto da Agência Erasmus+ Juventude em Ação, Luís Alves e José Miguel Silva, respetivamente, estiveram presentes no evento que contou com vários nomes de referência nas áreas da juventude e do desporto em Portugal e na Europa.

Entre os presentes esteve o Comissário Tibor Navracsics, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Fernanda Rollo e a diretora da Agência Erasmus+ Educação e Formação, Joana Mira Godinho.

O programa Erasmus tem transformado muitas vidas nos últimos 30 anos. Mais do que uma simples fase na vida dos participantes, o Erasmus é um verdadeiro ponto de viragem. As Erasmus Talks não comemoraram só tudo o que o programa Erasmus+ alcançou até à data, mas também deixaram no ar propostas daquilo que pode vir a ser o Erasmus+ do futuro, o "Erasmus ++", como denominou Tiago Brandão Rodrigues. 

Jovens de diversas nacionalidades tiveram também a oportunidade de explicar na primeira pessoa o quanto o Erasmus+ mudou as suas vidas, quer através de intercâmbios, serviço voluntário europeu, entre outros. Além disso, da parte da tarde tiveram ainda a oportunidade de interpelar o Comissário acerca dos principais obstáculos que têm de enfrentar.

 As Erasmus Talks surgiram deste modo como um evento de partilha e reflexão acerca das oportunidades proporcionadas pelo programa.