Saltar a navegação

Notícias

Formação em Educação Não Formal

As Agências Nacionais do Programa Erasmus+ do setor da juventude e os seus parceiros decidiram iniciar uma cooperação de longo prazo para melhorar a qualidade do trabalho com jovens, nomeadamente através de uma cooperação reforçada entre as várias partes interessadas e em conformidade com a base jurídica do programa Erasmus+.

Este projeto de cooperação a longo prazo chama-se "EUROPA GOES LOCAL - Apoio ao Trabalho Juvenil a Nível Municipal" e é uma parceria estratégica no domínio da juventude apoiada pelo programa Erasmus + que reúne 21 Agências Nacionais.

No âmbito da Academia do Desenvolvimento Juvenil promovida pelo IPDJ e em parceria com o Conselho Nacional de Juventude, a Agência Nacional realiza uma Formação de Formadores entre os dias 20 e 22 de Maio, em Faro, com o intuito de capacitar os agentes ativos na área da Juventude a nível local, para a utilização da Educação Não Formal.

O Erasmus+ Juventude em Ação é um programa para todos/as que aspiram mudar a vida das pessoas e potenciar os projetos dos/das jovens, criando experiências e oportunidades, promovendo a mobilidade, impulsionando os resultados da aprendizagem, ligando pessoas através de laços culturais apoiados por um conjunto comum de valores, com base numa união de políticas de forma a promover o desenvolvimento social e o crescimento económico na Europa.

OBJETIVOS A NÍVEL NACIONAL

1) Aproximar a Agência Nacional do trabalho com jovens ao nível local;

2) Introdução do elemento internacional / europeu (Trabalho juvenil internacional) ao nível municipal;

3) Mapear as necessidades do trabalho juvenil local e dos técnicos de juventude a nível municipal;

4) Construir redes com os “stakeholders” ao nível municipal (técnicos de juventude, decisores políticos e técnicos dos municípios);

5) Sensibilizar os técnicos de juventude ao nível local para a Agenda Europeia;

6) Troca e partilha de boas práticas e projetos inspiradores ao nível local.

OBJETIVOS GERAIS

1) Desenvolver a compreensão sobre o papel da formação e dos/das formadores/as em processos educativos para a capacitação de jovens, técnicos/as de juventude e outros atores no contexto do trabalho da Agência Nacional Erasmus+: Juventude em Ação.

2) Capacitar os/as participantes – para prepararem, implementarem e avaliarem atividades de formação e de informação através de metodologias com base na Educação Não Formal (ENF).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Introduzir conceitos e formas de aprendizagens de acordo com os princípios da ENF.

2) Aumentar os conhecimentos e consciência dos/das participantes sobre os valores e princípios envolvidos em atividades de ENF.

3) Providenciar um espaço para o desenvolvimento de competências essenciais para o/a formador/a em ENF (trabalho de equipa, avaliação, autoanálise, desenho de sessão, feedback, entre outros aspectos técnicos, tais como técnicas de apresentação, debriefing, etc.).

4) Apoiar os/as participantes na análise das suas próprias necessidades de formação e na aprendizagem através das suas experiências.

PERFIL DE PARTICIPANTES

1) Técnicos de Juventude de municípios e organismos diretamente envolvidos no desenho e implementação de políticas de juventude a nível local;

2) Formadores/as e facilitadores/as que pretendem desenvolver novas competências no contexto da formação baseado com metodologias e métodos de ENF, com papel relevante na implementação das politicas públicas de juventude a nível local;

INSCRIÇÕES

Haverá 25 vagas para participantes. O alojamento, a alimentação e os transportes são suportados pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.

As inscrições devem ser realizadas AQUI (https://goo.gl/forms/jvCp0VKgf7M44Ob72) até ao dia 9 de maio de 2017. Os resultados serão comunicados até 11 de maio de 2017.