Saltar a navegação

Notícias

New Narrative for Europe: os jovens podem mesmo mudar o futuro da Europa?

O projeto The New Narrative for Europe da Comissão Europeia arrancou com um objetivo claro: reavivar a entidade europeia e estimular a discussão crítica das prioridades e valores europeus junto dos jovens.

E conseguiu. Depois de anos de trabalho num projeto que envolveu cerca de 62 mil jovens, tornou-se possível agregar as ideias transmitidas nos inúmeros debates organizados.

Tudo começou nos anos de 2013 e 2014, altura em que a Comissão Europeia implementou o projeto "New Narrative for Europe", juntando artistas, cientistas e políticos europeus para um debate acerca do que a narrativa europeia deveria priorizar. Foi aí que se identificou a necessidade de alterar a forma como era pensada a direção da Europa. O projeto passou assim à fase de concretização com debates entre os jovens de toda a Europa foi a solução apresentada para esta necessidade.

Foram necessários vários encontros, vários debates, a divisão das discussões por vários temas. A liberdade de circulação e segurança, a Participação cívica, o Emprego e a Europa, um planeta verde foram os temas grandes temas em foco.

O documento final apresenta as 12 ideias elaboradas pelos jovens para as diferentes temáticas e o conceito da campanha que abrangeu o projeto. Além disso, é também possível consultar em português a Youth Declaration, uma espécie de manifesto do New Narrative for Europe.

Mais do que a parte escrita, importa agora que as ideias passem da teoria à prática. Entretanto, a Comissão garantiu que algumas das ideias apresentadas vão desde já ser transformadas em recomendações que vão ser apresentadas aos Estados Membros da União Europeia.