Saltar a navegação

Notícias

Primeiros resultados do Becoming a Part of Europe - a apresentação

Youth work opens Europe. É esse o nome da conferência europeia que, entre 3 e 5 de outubro, tem lugar em Amesterdão. É também essa a convicção dos parceiros envolvidos no projeto Becoming a Part of Europe: o trabalho juvenil pode mesmo abrir a Europa. Neste caso em específico, abrir  "as portas" da Europa aos refugiados.


Esta conferência é uma oportunidade para que os participantes do projeto internacional se concentrem nos primeiros resultados da pesquisa no trabalho juvenil e migrantes e boas práticas reunidos em diferentes países.

Portugal foi o responsável pela análise desses mesmo dados, compilando-os num estudo global a cargo dos investigadores da Universidade do Minho, José Augusto Palhares e Álvaro Ribeiro.

O próximo passo será a definição de núcleos temáticos que servirão para preparar futuras recomendações políticas à Comissão Europeia. No fim, será apresentado um questionário europeu dedicado ao trabalho juvenil com migrantes.

A conferência desta semana inclui, além das agências nacionais dos países envolvidos, alguns dos representantes das organizações que fazem parte dos Grupos Nacionais de Peritos, ONGs e instituições internacionais.