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Quais são as competências chave para a Aprendizagem ao longo da vida?

A Proposta de Recomendação do Conselho sobre Competências-chave para a Aprendizagem ao longo da vida foi publicada, vindo substituir o documento produzido em 2016.

A principal mudança desta proposta, quando comparada à recomendação de há dois anos, encontra-se na área do digital. Sugere-se que, em vez de "Tecnologias da Informação e Comunicação" ou "Tecnologias da Sociedade da Informação", se passe a usar "Tecnologias Digitais". Este termo é considerado o mais adequado quando nos referimos a toda a gama de dispositivos, software ou hardware.

A Proposta de Recomendação do Conselho reúne assim oito competências:

Literárias, que podem ser desenvolvidas na língua materna, e/ou na língua oficial do país. O elemento chave é que o bom nível de literacia necessita de ser assegurado em pelo menos uma destas línguas para permitir a aquisição de outras competências.

Linguísticas, focadas no auxílio a pessoas que atravessam as fronteiras.

Científicas, Matemáticas e Engenharias Tecnológicas, tal como em 2016, com o pensamento crítico e a resolução de problemas como pré-requisitos.

Digitais, que inclui 5 áreas: informação e gestão de conteúdo; comunicação e participação cívica; criação de conteúdos digitais, incluindo princípios éticos; segurança; resolução de problemas.

Pessoais, Sociais e de Aprendizagem, englobando o bem estar físico e psicológico, as interações e o trabalho com os outros e, além disso, as capacidade de estratégia e gestão de carreira.

Cívicas, através da cidadania ativa, participação e envolvimento e construção de um futuro sustentável.

Empreendedora, focando-se na criatividade e capacidade de planear e gerir processos e projetos num ramo empresarial.

Sensibilização e expressão cultural, tendo em conta uma grande variedade de expressões culturais e destacando as atitudes positivas e abertas em relação a outras culturas e diferenças culturais.


Fonte: Traveloteacher

Mais informação em:

Recommendation on Key Competences for Lifelong Learning, 2018

Staff Working Document, 2018