29-11-2022
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira, 28 de novembro, que “é preciso manter a democracia viva e repensá-la constantemente” para evitar o aparecimento de respostas “fora do sistema e quase à margem”.
Em Braga, para encerrar a conferência “O futuro da participação visto pelos jovens, inserida no ciclo “O Futuro já começou”, Marcelo Rebelo de Sousa apelou ao inconformismo dos jovens nessa luta pela democracia e sublinhou a importância do rejuvenescimento das instituições políticas.
“As democracias europeias estão a demorar muito tempo a encontrar soluções, e isso abre caminho a que surjam respostas fora do sistema e quase à margem da democracia”, referiu.
Para o Presidente da República, é preciso “dar o salto” no plano da organização política, para que a democracia não ceda. “É preciso manter a democracia viva, repensá-la constantemente (…). É preciso revitalizar a democracia, a democracia tem de dar o salto”, reiterou.
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que as instituições políticas “estão desajustadas de 60, 70 ou 80 por cento da sociedade”, pelo que apelou ao envolvimento dos jovens para mudar esta realidade.
Com o título “O futuro da participação visto pelos jovens”, a conferência é uma realização conjunta da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade e da Presidência da República, que juntou mais de 500 participantes, na sua maioria jovens, no auditório do Espaço Vita, em Braga.
A sessão de abertura ficou à responsabilidade do Diretor da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, Luís Alves.
Durante cerca de quatro horas, jovens de todo o país reuniram-se para debater o futuro da participação cívica e política da juventude.
No final da conferência, Marcelo Rebelo de Sousa foi assistir, com as centenas de jovens que participaram na conferência em Braga, ao jogo de futebol entre Portugal e o Uruguai, que a Seleção Nacional venceu por 2-0, garantindo o apuramento para os oitavos de final do Mundial que decorre no Qatar.