MobilidadeAção 1 - Mobilidade para Jovens e Animadores de Juventude |
A maior parte do orçamento desta Ação destina-se a apoiar atividades transnacionais que envolvam organizações e participantes dos Países do Programa. Contudo, cerca de 25 % do orçamento disponível para esta Ação poderá destinar-se a financiar atividades internacionais em que participem organizações e participantes de Países do Programa e de Países Parceiros vizinhos da UE. Intercâmbios de JovensOs Intercâmbios de Jovens permitem que grupos de jovens de pelo menos dois diferentes países se conheçam e partilhem uma habitação por um período até 21 dias. Durante um Intercâmbio de Jovens, os participantes, apoiados por líderes de grupo, executam conjuntamente um programa de trabalho (um misto de workshops, exercícios, debates, interpretação de papéis, simulações, atividades ao ar livre, etc.) por si concebido e preparado antes do Intercâmbio. Os Intercâmbios de Jovens permitem aos jovens: desenvolver competências; tomar consciência de tópicos/áreas temáticas socialmente pertinentes; descobrir novas culturas, hábitos e modos de vida, principalmente através da aprendizagem entre pares; reforçar valores como a solidariedade, a democracia e a amizade, etc. O processo de aprendizagem nos Intercâmbios de Jovens é desencadeado por métodos de educação não-formal. A duração relativamente curta faz com que a participação dos jovens com menos oportunidades seja adequada; como tal, um Intercâmbio de Jovens oferece uma experiência de mobilidade internacional segura para o grupo, sustentado por um número suficiente de líderes de grupo. Um Intercâmbio de Jovens poderá representar um meio para discutir e aprender sobre questões de inclusão e diversidade. NOTA Duração da atividade De 5 a 21 dias, excluindo o tempo de deslocação. Local(ais) da atividade A atividade deve decorrer no país de uma das organizações participantes. Participantes elegíveis Jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 30 anos, residentes nos países das organizações de envio e de acolhimento. Os líderes dos grupos envolvidos no Intercâmbio de Jovens devem ter pelo menos 18 anos de idade. Número de participantes e composição dos grupos nacionais Mínimo de 16 e máximo de 60 participantes (líderes de grupo não incluídos). Mínimo de 4 participantes por grupo (líderes de grupo não incluídos). Cada grupo nacional deve ter pelo menos um líder de grupo. Outros critérios Relação com o país que financia o Intercâmbio de Jovens: Para que se mantenha uma clara ligação ao país onde se encontra a Agência Nacional, pelo menos uma das organizações de envio ou a organização de acolhimento em cada atividade deve ser oriunda do país da Agência Nacional à qual é apresentada a candidatura.
Serviço Voluntário Europeu - SVEDesde a criação do novo Programa Corpo Europeu de Solidariedade não é mais possível submeter projetos para financiamento de Serviço Voluntário Europeu. Mas é possível apresentar candidaturas ao Corpo Europeu de Solidariedade.
Formação e criação de redes de animadores de juventudeEsta atividade apoia o desenvolvimento profissional dos animadores de juventude por meio da realização de atividades como seminários transnacionais/internacionais, cursos de formação, eventos de troca de contactos, visitas de estudo etc., ou períodos de acompanhamento no posto de trabalho (jobshadowing)/observação numa organização ativa no setor da juventude no estrangeiro. Todas estas atividades são organizadas pelas organizações que participam no projeto. A participação dos animadores de juventude em tais atividades contribui para o reforço das capacidades da sua organização. Os resultados de aprendizagem deverão ser divulgados. Duração da atividade De 2 dias a 2 meses, excluindo o tempo de deslocação. Local(ais) da atividade A atividade terá de decorrer no país de uma das organizações participantes. Participantes elegíveis Sem limite de idade. Os participantes terão de residir no país da respetiva organização de envio ou de acolhimento. Número de participantes Até 50 participantes (incluindo, quando aplicável, formadores e facilitadores) em cada atividade prevista no projeto. Outros critérios Para que se mantenha uma clara ligação ao país onde se encontra a Agência Nacional, pelo menos uma das organizações de envio ou a organização de acolhimento em cada atividade deve ser oriunda do país da Agência Nacional à qual a candidatura é apresentada. |